•  

    (22) 2644-9393

  •  

    insetcombat@gmail.com

CUPINS E PULGAS

cupins

Os cupins são insetos que vivem em sociedade, onde cada indivíduo tem uma função definida

Os cupins são insetos que vivem em túneis no interior da terra ou na madeira, e alimentam-se de celulose. Assim como as abelhas e as formigas, os cupins são animais que vivem em sociedade, onde cada indivíduo tem uma função específica. Na sociedade dos cupins podemos encontrar os cupins operários, os cupins soldados, os cupins reis e os cupins rainhas.

Os cupins operários podem ser machos ou fêmeas, eles têm a função de cavar túneis, coletar alimentos, cuidar dos cupins jovens etc. Eles são animais estéreis, ou seja, não têm a capacidade de se reproduzir

pulgas

As pulgas são insetos pequenos (1 a 8,5 mm de comprimento), desprovidos de asas, e vivem como parasitas externos de animais domésticos e silvestres e do próprio homem, alimentando-se de sangue. Algumas espécies apresentam especificidade de espécie-hospedeiro , outras em- bora apresentando hospedeiros preferenciais, podem sugar outros animais, daí sua importância na transmissão de doenças. As espécies de maior importância são: Pulex irritans é a que mais freqüentemente ataca o homem, embora também possa se alimentar de outros hospedeiros. Xenopsylla cheopis é a pulga dos ratos domésticos, e é a principal transmissora da peste bubônica e do tifo murino ao homem. Foi introduzida em todos os países do mundo com o rato preto (Rattus rattus) e ratazana (Rattus norvegicus) em navios mercantes, particularmente na segunda metade do século XIX. Ctenocephalides sp: são parasitas preferenciais do cão e do gato.